Nota de Repúdio ao Prefeito Berg Lima

Nota de Repúdio ao Prefeito Berg Lima
Publicado em 23/06/2017

 NOTA DE REPÚDIO AO PREFEITO BERG LIMA

O SINTRAMB vem a público repudiar veementemente o discurso do prefeito da Atitude e Compromisso – Berg Lima, em entrevista à TV Tambaú nesta quinta-feira (22/06/2017). 
O prefeito expôs na mídia um discurso surreal e fala sobre as dificuldades do município devido a problemas de ordem financeira, diante à crise que assola o país, e repercute nos municípios. Pede paciência e que tenham esperança no coração para superar as dificuldades, demonstrando uma súplica de desespero. 
Fala que há graves problemas do passado, mostrando um lindo discurso para pouca ação. Diz ainda que baixou um decreto para corrigir algumas distorções e nivelar os salários de prestadores e comissionados, distorções essas que ele mesmo implantou. E essa atitude só foi possível depois da exposição dos supersalários divulgados no sagres online. Mas ainda continua com as injustiças em relação a diferença de salários entre os efetivos, que se submeteram a um concurso público, tem garantia de progressão funcional em seu PCCR e mesmo assim recebem seus vencimentos abaixo dos prestadores de serviços. É revoltante essas injustiças e favorecimentos bastante claro. 
Os prestadores de serviços merecem receber pela prestação de seus serviços, mas sem nenhum tipo de favorecimento em detrimento dos direitos dos efetivos. Por isso, o SINTRAMB defende a realização de um concurso público para oportunizar a efetivação e valorização desses servidores, de forma justa.
O prefeito usa o velho discurso de que há erros e vícios do passado e que a oposição quer desestabilizar a gestão com informações infundadas e não existem supersalários.
E o mais recente conto do vigário é de que não cortou o seu próprio salário, como havia prometido, porque os vereadores não aceitaram, pois acarretaria redução também nos próprios salários. 
Outra fala de prefeito bonzinho quando diz que concedeu a insalubridade dos agentes de saúde e endemias como se fosse um favor. Onde na verdade foi garantido o pagamento no mês de julho, à base de tanta pressão e a meios várias discussões incessantes, desde o início do ano. E mesmo assim, ainda analisará o impacto da receita para o pagamento retroativo de janeiro a junho.
É sabido que da forma como as coisas andam em Bayeux, elas tendem a piorar. A cada instante uma novidade aparece. E a meios tantas denúncias, depois da publicação do tribunal de contas, a cidade pegou "fogo" com as descobertas de irregularidades, como elevado número de contratações, funcionários fantasmas, supersalários, contracheques com valores divergindo dos informado no sagres online, secretariado renunciando em pouco tempo, formalizando inúmeras denúncias, entre muitos outros casos que afetam o progresso do município. 
Enquanto o prefeito quer mostrar que as coisas estão sob controle, os servidores clamam por cumprimento de seus direitos. Os servidores do apoio e saúde há mais de 05 (cinco) anos sem reajuste salarial; servidores com terço de férias atrasado (setembro a novembro); os vigilantes com seu adicional noturno pago apenas a metade do tempo trabalhado, entre outros direitos garantidos em lei, mas não são cumpridos.
E diante de tantos fatos, o SINTRAMB se indigna ainda mais quando o prefeito, em sua fala, diz que conversou com os sindicatos sobre a antecipação do 13° salário. Palavras usadas de má fé, que a induz aos servidores creditarem que os sindicatos aceitaram tamanha injustiça.  
Queremos deixar claro, mais uma vez, que o SINTRAMB sempre defenderá os direitos dos servidores, pois é para isso que existe. E garantir a todos os servidores que não fizemos, nem nunca faremos, acordo com a prefeitura, sem passar pelo crivo dos servidores. 
Essa não é primeira vez que a gestão usa o nome dos sindicatos afirmando que fez acordo. As palavras acordar e comunicar têm significados diferentes, se eles não sabem. O que é preciso ser dito deve ser com veracidade e não querer mascarar informações e se defender de ataques usando como escudo os sindicatos. 
O prefeito tem que ter a honra e dignidade de falar a verdade e assumir os seus erros, ao invés de se justificar usando como argumentos acordo com os sindicatos. Deixamos claro que o prefeito apenas comunicou sobre o não pagamento do 13º salário, mediante a pergunta feita: “A prefeitura vai antecipar a parcela do 13° salário, prefeito”? E a resposta foi simples e direta: “Estamos dentro do prazo e temos até o mês de novembro para pagar a primeira parcela,, e vamos cumprir”. Essas foram as palavras do prefeito, e isso ele não deixou claro.
O discurso de prefeito perfeito, coerente e justo não vai se propagar porque um dia a casa cai. É de conhecimento de todos que a gestão Berg Lima vem a cada dia mostrando varas facetas e sua popularidade caindo ainda mais. E para melhorar a sua popularidade faz apelação ao se vestir de gari e de pintor e tenta com isso ganhar tempo para mascarar os erros e iludir a população.
Por isso, continuamos vigilantes aos discursos dessa gestão, lutando pelo cumprimento dos direitos dos servidores e denunciando qualquer tipo de irregularidades.